Projetos Arquitetônicos

projetos-arquitetonicos

Projetos Arquitetônicos

Arquitetura de Edificação

Importância do planejamento do projeto arquitetônico.

 

Imprescindível para todo porte de obra, o projeto arquitetônico é a base para a execução de qualquer  edificação.

Dividido por etapas lógicas e seqüenciais, ao longo do desenvolvimento dos projetos arquitetônicos, são desenvolvidas várias ações necessárias à realização de único propósito – construir uma obra de acordo com os conceitos da arquitetura e das vontades do seu cliente.

O resultado de cada etapa se apresenta desde desenhos técnicos até memoriais, onde são determinadas  a compatibilidade com o conjunto de necessidades do projeto, bem como a definição dos prazos de cada fase,  recursos de que se pode dispor, escolha da qualidade dos matérias de construção,  funcionalidade do projeto, dimensão da obra entre outros.

 

A proposta arquitetada deve corresponder às necessidades do cliente, além de adaptar-se ao conjunto de circunstancias do espaço físico e cultural das proximidades do local escolhido para a construção do empreendimento.

 

Etapas de um Projeto Arquitetônico realizadas pela SCM

Tecnologia avançada na construção das etapas do seu projeto arquitetônico


Etapa 1 – Levantamento de Dados

A partir da definição de todas as necessidades do cliente inicia-se o levantamento e cadastramento dos dados que embasarão o estudo que antecede as demais etapas necessários para estabelecer um traçado para obra.

 

Etapa 2 – Estudo preliminar:

De acordo com as informações e análise de todos os dados levantados na etapa anterior, é possível desenvolver um esboço da fase inicial do projeto. A construção deste esboço não precisa seguir os parâmetros típicos de um desenho arquitetônico. Trata-se de um rascunho, que deve ser acompanhado e sugerido pelo cliente, já que este é o inicio das idéias do projeto.

Para que não haja retrocesso das fases do projeto A SCM Construtora só dará inicio as demais etapas depois de aprovado pelo cliente o estudo preliminar.

 

Etapa 3 – Anteprojeto:

Está é a etapa em que os arquitetos da SCM Construtora desenvolverão as características e dimensões do projeto. Ou seja, neste momento é desenvolvida a planta-baixa de cada um dos pavimentos do empreendimento de acordo com as técnicas de arquitetura. Nesta planta serão relacionadas todas as informações dos ambientes, bem como o calculo do tamanho das áreas e espaços disponíveis. Toda a estrutura, assim como as instalações gerais serão pré definidas nesta fase.

Assim como na etapa anterior, a SCM Construtora só dará inicio à etapa seguinte depois de aprovado o Anteprojeto.

 

Etapa 4 – Projeto legal ou Projeto de licenciamento

A quarta etapa é o momento de reunir todos os desenhos e informações desenvolvidos dentro dos padrões da ABNT, com algumas regras de apresentação que variam de local para local, para serem encaminhados para a aprovação dos órgãos competentes com o objetivo de receber o licenciamento da prefeitura para a realização da obra (alvará).

 

Etapa 5 – Projeto executivo ou Projeto de execução:

Está etapa consiste na elaboração detalhada dos desenhos do anteprojeto que serão encaminhados para a obra. Os desenhos gráficos são minuciosamente detalhados nesta fase com o objetivo de dar todas as condições necessárias para a execução do projeto .